Como escolher uma ação para investir?

Lucros

Esse é o critério mais importante, se a empresa não dá lucro, não faz sentido você querer ser socio dela no longo prazo.
além dos lucros, é muito importante que eles sejam consistentes e de preferência, crescentes.

Endividamento

Uma dívida para uma empresa, diferentemente das pessoas físicas, não é algo ruim, desde que estejam controladas. Fazer dividas é uma forma que as empresas usam para financiar novos projetos e expandir as suas operações

Se as dividas estiverem sob controle siga em frente.

Liquidez

Procure empresas com um bom volume de negociação na bolsa, assim os processos de compra e venda ficam mais fáceis e rápidos.

Tag Along

O Tag Along te dá o direito de vender as ações pelo mesmo preço que o controlador majoritário vendeu, no caso de troca no controle da empresa. Eu procuro empresas que ofereçam tag along de 100% e com uma boa liquidez nas ações ordinárias.

Dividendos

Se a empresa distribui dividendos de maneira consistente, é sinal de que costuma ter bons lucros. Assim como os demais, não é um critério para ser analisado isoladamente.
procuro sempre verificar o histórico de distribuição de dividendos.

Boa Gestão

Geralmente as empresas que tem bons lucros e a divida controlada, são bem geridas. Essa é uma analise mais subjetiva, mas sempre procuro conhecer melhor a gestão, verificar se não houve nenhum escândalo de corrupção e também entender o que tem sido feito para melhorar os resultados da empresa.

Perspectivas de Crescimento

Gosto de analisar o mercado em que a empresa está inserida, ver quem são os concorrentes, como é a barreira de entrada de novos concorrentes e quais são as perspectivas de crescimento. Também avalio o quanto a empresa vem investindo no próprio negócio.

Onde buscar informações?

-RI da empresa
-Status Invest
-Trademap
-Fundamentus
-Fundamentei

Comentários no Facebook